14/07/2017

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) estará presente na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 17 e 22/07 no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte. A EMBRAPII levará para seu estande informações sobre o modelo de negócios da organização e um convite aos visitantes a participarem de uma imersão virtual ao mundo da inovação.

Por meio de dispositivos Leap Motion, quem visitar o estande poderá conhecer o trabalho da EMBRAPII, suas Unidades e competências tecnológicas, além de poder comandar um de seus mais conhecidos projetos: o FlatFish, robô autônomo subaquático, desenvolvido para atuar na exploração de plataformas em águas profundas. Os usuários poderão pilotá-lo, usando as próprias mãos, conhecendo, assim, como seria o trabalho de inspeção de equipamentos em grandes profundidades.

Além das atividades, o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, irá participar como conferencista em duas palestras. No dia 18/07, onde o tema será “A cooperação internacional e o impacto na ciência”, às 10h30, no CAD 2 (auditório A102), e no dia 19/07 com o tema “A toxinologia no Brasil e sua contribuição para a biotecnologia e inovação (SBTx)”, também às 10h30, no auditório da reitoria.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Durante o evento, também é realizada a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), onde as instituições ligadas ao MCTIC, entre elas a EMBRAPII, irão mostrar suas ações e competências. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura) e a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática).

Confira a programação completa da semana e outras informações: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/.

Sobre a EMBRAPII – A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o valor restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube