Notícias

Brasil é novo parceiro da Rede de Pesquisa da União Europeia – Cornet

Parceria vai permitir a pequenas e médias empresas brasileiras acesso conhecimento tecnológico de centros de pesquisa no exterior e entrada no mercado internacional

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é o mais novo integrante da rede de Pesquisa Coletiva Cornet – Collective Research Network, que reúne órgãos públicos e agências de fomento à inovação da União Europeia, com diversos países parceiros pelo mundo, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Polônia, Japão e Peru.  A adesão vai possibilitar que pequenas e médias empresas brasileiras realizem projetos de PD&I em parceria com a indústria dos 11 países membros da rede. O edital de convocação para o Brasil saiu na última quarta-feira, 12 de dezembro.

“A parceria propicia que as PMEs construam uma rede internacional e se beneficiem de conhecimento de empresas estrangeiras. Além de ser uma possibilidade para ingressar no mercado internacional”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Cada projeto tem financiamento médio de R$ 600mil. Os interessados em participar da chamada devem montar consórcios com pelo menos cinco empresas, por meio de sua associação, e apresentar uma proposta de projeto que promova a inovação em todo o setor industrial ao qual as empresas pertencem.  A ideia é promover projetos que unam empresas diferentes com o objetivo de promover o desenvolvimento geral do setor. Neste sentido, a participação de associações de setores industriais é primordial.

Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto. A Unidade EMBRAPII continua com total autonomia para decidir sobre a viabilidade de desenvolvimento das propostas com empresas brasileiras.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de março de 2019. Após o fechamento do edital, a EMBRAPII e o órgão do país que irá cooperar farão uma análise conjunta das propostas.

Cornet

A CORNET – Collective Research Network é uma rede de ministérios e agências de fomento à inovação que combinam os modelos de financiamento existentes em seus países para aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PMEs). Desde sua criação, em 2005, a Cornet já financiou mais de 200 projetos de 3200 empresas totalizando o investimento de EU$ 130 milhões.