Unidades Embrapii

CPqD

Com mais de 40 anos em operação, o CPqD se destaca como um dos principais centros de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina.  A base tecnológica do CPqD contempla temas prospectivos (futuras transições tecnológicas) e temas atuais de mercado (p.ex. conectividade, IoT, analytics e inteligência artificial), os quais possibilitam desenvolver projetos de inovação visando a transformação digital da indústria, do agronegócio, das cidades e da saúde, promovendo novos patamares de eficiência e competitividade, novas experiências aos clientes ou novos modelos de negócio.

A Unidade EMBRAPII CPqD (UE-CPqD) foi credenciada em 2014 e está habilitada a atuar em áreas como:

  • Sistemas de transmissão ópticos e subsistemas de amplificação e roteamento ópticos em redes WDM.
  • Tecnologias e dispositivos em circuitos fotônicos integrados em plataformas de Silício, Polímero, PLC (Sílica) e outros. Circuitos fotônicos para dispositivos ópticos, tais como, componentes passivos, lasers, moduladores e receptores.
  • Tecnologias de encapsulamento avançadas e óptica em espaço livre.
  • Sensores a fibra e soluções de monitoramento óptico para aplicações em diferentes setores.
  • Tecnologias para fibras, cabos e dispositivos ópticos utilizados na infraestrutura de redes.
  • Sistemas de comunicação sem fio para cobertura de áreas extensas, bem como para curtas distâncias (Wi-Fi) e para comunicação entre objetos (M2M e IoT). Nesse caso, com requisitos de baixo consumo de energia, baixo custo, banda estreita, dimensões reduzidas dos dispositivos e cobertura semelhante à das redes metropolitanas (LoRaWan e SigFox, Bluetooth-Low Energy, ZigBee, NFC, 6LowPan, comunicação sem fio em redes mesh e tecnologias para aplicações IoT padronizada pelo 3GPP).
  • Tecnologias de antenas, dispositivos e transceptores de RF, como, por exemplo, redes de antenas e antenas inteligentes, amplificadores de potência e linearizadores.
  • Aplicações: processamento de fala (reconhecimento, síntese e biometria), visão computacional (processamento de imagem e biometria), computação cognitiva (machine learning), Analytics e segurança da informação e comunicação (criptografia, autenticação e desenvolvimento seguro), para aplicações com comunicações sem fio em automação industrial e inovação de processos de produção e distribuição em diferentes setores e cadeias produtivas (“Indústria 4.0”), em agronegócio inteligente, cidades inteligentes e aplicações de Internet das Coisas (IoT).

 

 

Para mais detalhes, visite:

https://www.cpqd.com.br/inovacao/unidade-embrapii-cpqd-comunicacoes-opticas/

https://www.cpqd.com.br