Embrapii disponibiliza R$ 500 milhões para projetos de inovação na indústria

Empresas já podem solicitar verba a partir desta quinta-feira (30). Os projetos serão desenvolvidos com o apoio das unidades de pesquisa da Embrapii espalhadas pelo Brasil

Embrapii

 “A Embrapii tem uma rede de laboratórios com competência para atender as demandas do setor industrial” – João Fernando Gomes de Oliveira

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) disponibiliza R$ 500 milhões a partir desta quinta-feira (30) para o desenvolvimento de projetos nas unidades de pesquisa. Os recursos serão liberados aos longo dos próximos quatro anos, sempre com uma contrapartida por parte da empresa. Para ter acesso ao dinheiro, o empresário deve procurar essas unidades.

Em 2011, quando a Embrapii começou um projeto piloto, apenas três instituições científicas e tecnológicas atendiam o setor indutrial nas áreas de manufatura integrada, tecnologia de materiais e alto desempenho e química industrial. Agora, são 13 unidades de pesquisa. São instituições que passaram por uma seleção rigorosa e atenderam aos critérios para utilização dos recursos repassados pela Embrapii. Até o final de 2015, serão 23 unidades.

Segundo o presidente da Embrapii, João Fernando Gomes de Oliveira, há um grande incentivo para que as próprias unidades de pesquisa procurem as empresas. “É tudo muito rápido. A empresa discute o projeto com a unidade e ao fechar o acordo, o recurso pode ser utilizado às vezes dentro de 30 dias”, afirma. Ele ressalta ainda que esse aumento das unidades facilita o atendimento a setores que antes ficavam de fora. Ouça:

RESULTADOS – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, participa da rede de unidades da Embrapii desde o projeto piloto. Para a gerente da Coordenação de Planejamento de Negócios do IPT, Flávia Motta, foi uma decisão acertada. “Antes o IPT ia para as empresas e oferecia capacitação técnica, mas algumas reclamavam do custo. Hoje com a Embrapii, oferecemos além da capacitação, um valor mais acessível para desenvolver os projetos, por que as empresas pagam apenas um terço do valor total”, finaliza.

Motta entende que, por se tratar de inovação, esse investimento terá impacto na economia nos próximos anos a partir do surgimento de novos produtos e processos. “As empresas vão se tornar mais produtivas e competitivas e é isso que a gente quer”, argumenta.

UNIDADE DE PESQUISA – O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo (RS), é uma das novas unidades de pesquisa do sistema Embrapii. A diretora do Instituto, Viviane Lovison, explica que o foco até então eram as empresas de pequeno e médio porte, mas agora isso vai mudar. “Entrar na Embrapii nos dá uma oportunidade de procurar empresas maiores, com mais capacidade de investimento em inovação. Com isso, nós também poderemos fazer projetos com maior risco tecnológico”, explica.

FUNCIONAMENTO – Constituída como associação civil sem fins lucrativos e qualificada como organização social, o modelo de funcionamento da Embrapii prevê compartilhamento de riscos técnicos e econômicos. Assim, um terço do recurso será investido pela empresa que desenvolverá o projeto de inovação, um terço virá da Embrapii e um terço será das instituições de pesquisa em forma de estrutura, recursos humanos, máquinas e equipamentos. A Embrapii é uma iniciativa daConfederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Por Sirlei Pires
Foto: José Paulo Lacerda
Do Portal da Indústria

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube